Desde 2001, Liane Abdalla por meio de pintura, desenho e instalação, explora a possibilidade de formas orgânicas na natureza. Suas primeiras pesquisas se concentraram na botânica, na arqueologia brasileira e arte rupestre, produzindo obras que pedem ao espectador para repensar as materialidades e geometrias presentes no universo, fazendo uso de sementes, areia, carvão e outros minerais.
Árvores e florestas assumiram um papel mais central e ela abriu novas investigações na busca de cores e linhas criando novos desenhos sobre os veios de madeira e cores metálicas. Seu foco atual centra-se em padrões distorcidos de linhas e traços inspirados em micro-organismos.
Statement:
Minha produção se concentra sobretudo em desenhos e pinturas. As formas orgânicas e geométricas encontradas na natureza, desde paisagens, florestas, árvores e seus veios, até em células e micro-organismos são a fonte para minha poética.
Marcada visualmente pela variedade cromática - que passa pelo uso de cores luminosas e metalizadas até o preto profundo - meus trabalhos apresentam linhas que são criadas sobre o veio da madeira ou no desenho de padrões a fim de traçar novos caminhos e desvios que também constroem camadas em cada um dos trabalhos.
Além disso, o universo simbólico, onírico e ancestral das formas e potências encontradas na natureza são reorganizadas em novas imagens a fim de manifestar a aliança de um mundo interior com o exterior.