Ao completar 70 anos, a Cemig reafirma seu papel como a maior incentivadora da Cultura em Minas. Agora, um novo edital de chamamento público promoverá a seleção de projetos aprovados via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com aporte total de R$ 10 milhões.
É mais uma forma de valorizar as diversas expressões da cultura e das artes cênicas, visuais, musicais e literárias, além da preservação do patrimônio imaterial, todas tão intrínsecas ao dia a dia da Companhia. Mais do que incentivar e patrocinar esses projetos, a Cemig reserva a eles papel de destaque em seu calendário programado para o ano de 2022 e mantém-se firme em seu propósito: transformar vidas com a sua energia.
Podem ser inscritas iniciativas que envolvam teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, artesanato, fotografia e preservação do patrimônio imaterial, entre outras atividades. As propostas escolhidas deverão ser executadas nos 774 municípios mineiros da área de concessão da Cemig.
INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO
As inscrições são gratuitas e vão do dia 23 de março até as 18 horas do dia 30 de junho, e ficarão abertas por 100 (cem) dias corridos.
A seleção de projetos acontecerá ao longo dos meses de março, abril, maio, junho e julho.
Podem participar empreendedores – pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos que já tenham projetos aprovados ou, ainda, aqueles que inscreverem as suas propostas na Plataforma Digital da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e que tiverem aprovação até a data de encerramento das inscrições.
Além disso, é importante que estejam de acordo com todos os critérios e requisitos estabelecidos em edital.
A divulgação dos aprovados será feita no dia 10 de cada mês, a partir de abril. No entanto, é importante destacar que, se antes mesmo do término do período previsto de realização do chamamento público a Cemig selecionar projetos que atinjam o limite de R$ 10 milhões, a Companhia poderá encerrar o edital.