Autismo nas Artes 2024

Autismo nas Artes 2024

Exposições


de 02 até 30 de abril de 2024

Galeria Virtual Arttere

Visite a exposição:
https://arttere.org/galeria/

Esta exposição nasceu da nossa vontade de descobrir talentos que fossem do espectro autista para celebrarmos juntos o dia 02 de abril, dia mundial da conscientização do autismo.

Fizemos uma chamada aberta gratuita convidando autistas artistas a participarem da seleção. Não indicamos um tema específico, os próprios artistas podiam se inscrever, criar seu perfil na plataforma Arttere.org e encaminhar quantas obras quisessem apenas colocando #AutismoNasArtes2024 na descrição da obra para fazer parte da seleção.

O retorno foi impressionante, recebemos cerca de 200 obras de artistas de todas as idades e regiões do Brasil, obras com estilos diferentes como pintura, fotografia, arte têxtil, arte digital, vídeos entre outros.

Os temas abordados são variados também, alguns trazem paisagens, cenas cotidianas, figuras humanas, animais ou arte abstrata que seriam temas encontrados em qualquer tipo de exposição, porém, diversas obras trazem sentimentos e situações que estão ligados ao autismo.

Essas obras retratam o impacto do “olhar”, as sensibilidades auditivas e sensoriais, as crises como meltdown e shutdown, dificuldades de aceitação, “masking” e sensação de não pertencimento social, a superação e autoconhecimento, enfim, sobre como é ser neurodivergente no mundo em que vivemos.

Vários artistas colocaram nas descrições das obras e no descritivo do seu perfil o quanto a arte é importante para o seu dia a dia, como ela é utilizada como terapia para aliviar ou expressar os sentimentos e também que muitos são autodidatas.

Nesta exposição estão reunidos 32 trabalhos destes artistas, ela inicia agora dia 02 de abril de 2024 e ficará sempre disponível para ser visualizada em nossa área de exposições.

Tivemos também artistas jovens, menores de 18 anos e crianças a partir de 6 anos de idade, e resolvemos fazer uma exposição paralela exclusiva para eles, veja aqui os trabalhos na exposição "Autismo nas Artes 2024 - Jovens" .

As demais obras e artistas que fizeram parte da chamada aberta podem ser visualizados neste link #AutismoNasArtes2024.

Esperamos que você aproveite a exposição e se possível nos ajude a divulgar para outras pessoas.
 
Texto e curadoria de Leandro André Ascenção


Artistas participantes: ÁlvaroAméliaFabiano GonçalvesGypsy BazarInaiáJamile XavierJéssica de Alcantara CameloKah RosinskiKenia O. BuenoKurkiLara Armani FrançaLaressa AlkmimLary LemonsLaura CardosoLetícia BrasilLiaMLuana MelianLuizMaivNeitanOlinskiPatrícia VenâncioPHPM2002Rose AlencarSofia Ferreira Cardoso SilvaTamsThiago Fernandes
 
Clique aqui para visitar a exposição na
Galeria Virtual Arttere


Conheça também as Exposições Anteriores
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK