Autismo nas Artes 2024 - Jovens

Autismo nas Artes 2024 - Jovens

Exposições


de 02 até 30 de abril de 2024

Galeria Virtual Arttere

Fizemos esta exposição paralela à “Autismo Nas Artes 2024” para podermos dar destaque aos autistas artistas jovens menores de 18 anos.

E também era uma oportunidade de homenagear as mães, pais, terapeutas, professores e cuidadores em geral destes autistas.

Nesta exposição estão reunidos nove autistas com diferentes níveis de suporte. Descrevendo de uma forma bem simplificada, nível de suporte é o quanto a pessoa precisa de ajuda para conseguir interagir com autonomia com o mundo a sua volta, que vai do nível 1 com menor ajuda ao nível 3 com maior ajuda.

Um ponto fundamental entre estas dificuldades de interação é a comunicação. Isso significa que parte destas crianças pode não falar nada, ou falar poucas palavras/frases mas sem se expressar adequadamente, porém, mesmo com dificuldade de comunicação encontraram na arte uma forma de se expressar e mostrar os seus sentimentos.

E por isso a homenagem às mães, pais, terapeutas, professores e cuidadores em geral.

Vocês conseguiram enxergar o potencial destas crianças e as incentivaram a se expressar produzindo arte. Arte que pode ser uma pintura, colagem ou desenho que a criança fez, pode ser uma forma de juntar os seus brinquedos, pode ser uma fotografia que ela registrou com o olhar dela e a sua forma de ver o mundo e o que é importante para ela.

Tudo isso só existe devido ao amor e dedicação de vocês a estas crianças, onde vocês às vezes mesmo sem ouvir um "simples" “mamãe”, “papai”, “te amo” persistiram para que a criança se expressasse.

Nosso muito obrigado por terem nos enviado estes trabalhos e acreditarem no Instituto Arttere para a divulgação nesta exposição, esperamos que estes jovens e crianças cresçam felizes e que possam cada vez mais se expressarem e produzirem arte.

Gostaríamos de agradecer também a @soutricolorautista@arquiauti e a Samanta Tiele do Instituto Singular pelas dicas no texto da chamada aberta e na sua divulgação nas redes sociais.

 
Texto e curadoria de Leandro André Ascenção (pai de autista)


Artistas participantesEnrico PaivaGisele BrandãoJoãoJoão MiguelLOLAManuRafa BorroRamonSabrina Félix
 
Clique aqui para visitar a exposição na
Galeria Virtual Arttere


Conheça também as Exposições Anteriores
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK