DIGNIDADE NO ABJETO
Cadastrado em 25/11/2024
Data:
2024
Tipo de obra:
Vídeo
Técnica:
Performance
Dimensões:
Localização:
Cor primária:
Cor secundária:
Descrição:
#CidadesImpossiveis
Link: https://vimeo.com/1010473741
Uma intervenção no espaço público com cartazes para promover o diálogo e imprimir provocações sobre a marginalização e a ausência de travestis negras nas galerias de arte de São Paulo nesse contexto impossível.
Além de um trabalho de colagem de lambes, é também um chamado aos espaços de arte e instituições centralizadas para que pensem sobre o acesso a subsídios e ao corpo de trabalho de artistas marginalizados. O componente da rua é muito importante para a ação, pois a localização não foi por acaso. O eixo onde a galeria está localizada é uma região de grande circulação comercial e um bairro nobre da capital paulista, e próximo ao Beco do Batman, onde há muito grafite e outras expressões artísticas ao ar livre.
A rua parece ser mais democrática para a livre expressão, mesmo que a incipiente repressão policial seja extremamente violenta e repressiva quando encontra artistas utilizando essas práticas. O cubo branco denota um lugar isento da proporcionalidade dos artistas representados por essa galeria.
Com o intuito de chamar a atenção para a circulação de corpos de trabalho diferentes daqueles apresentados pela equipe curatorial, produzo essa ação performática. Para isso, eu me camuflo e me visto como alguém que frequenta esses espaços eletrificados e, quando percebo a ausência de repressão uniformizada, começo a performance.