Alsal

Alsal

27/04/1978 (Brasil / Pernambuco / Olinda)
Membro desde 21/07/2020

2

Outros nomes
Alsal

Redes sociais
Site: linktr.ee/SobreeContatosAlsal

E-mail: a.projetografico@hotmail.com

Instagram: alsal.art

WhatsApp: (81) 98547-1115

Habilidades
Desenhista
Designer Gráfico
Pintura

Os trabalhos de Alsal se caracterizam pelo onírico, ou seja, há a instauração de uma atmosfera de sonho. Isso significa que mais importante do que uma interpretativa racional é mergulhar nas potencialidades de cada imagem de despertar alusões e sensações. O espaço do papel é ocupado com criações que apontam para uma verticalidade e um dinamismo que trazem à mente estruturas narrativas arquetípicas, mas também aludem a diálogos entre personagens que parecem estar em busca de si mesmos para estabelecer uma melhor relação com o mundo, expressando inquietações do existir.

Oscar D'Ambrosio - Crítico de Arte, Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura.


Nascido em 1978, no Recife, com nome de batismo André Luiz Santana Almeida Lima, o designer gráfico e artista visual pernambucano vive atualmente na cidade de Olinda, patrimônio histórico e cultural da humanidade, berço de história e arte brasileira.

Alsal, como assina, constrói seu trabalho baseado na pesquisa do olhar pra si, do dialogar consigo, do olhar pra dentro. Onde dentro é um território comum a todos, mas que tem diferentes camadas, ambientes, realidades e interpretações para cada um. Esse território interno é um ambiente abstrato de luzes e sombras, de barulhos e silêncios, que possui símbolos, arquétipos, elementos e conteúdos que revelam, norteiam e traduzem o todo. Através da sua arte, deixa estas imagens serem mostradas espontaneamente por desenhos e pinturas, estabelecendo uma conexão entre os dois territórios, interno e externo, permitindo um possível diálogo, promovendo reflexões importantes para compreender a si, sua composição e a projeção feita, do lado de fora.

Os sentimentos, as emoções e o comportamento humano, são fontes de sua inspiração. Como artista autodidata utiliza técnicas e materiais variados, tendo o papel ou a tela como suporte, se expressa usando lápis de cor, cera, grafite, aquarelas e o óleo.

Nesta década, 2020, a sua produção tem estado em franca ascensão, tendo vários trabalhos selecionados para exposições virtuais nacionais, como a Exposição virtual da V BIG - Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato, em 2020. Para exposições virtuais internacionais, como a Exposición Internacional Paralela Casulo (Capullo-Cocoon) Habitat Transformador, em 2020. E também para exposições físicas coletivas, como o Salão de Artes, 2º Salão de Beleza, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM (referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais em Pernambuco), em 2022.

Hoje, está também a frente do perfil @agendaartesvisuaispe acompanhando a cena das artes visuais do Estado de Pernambuco.

@alsal.art 81. 98547.1115

2023 - EXPOSIÇÃO PERNAMBUCO COLETIVO 2/4 da @permanartgallery no @modiglianibistro "Diálogo" e "Série: Impacto Emocional no Isolamento".

2022 - Exposição Coletiva do 2º Salão de Beleza no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM (referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais em Pernambuco). "Diálogo"

2021 - Exposição virtual Internacional de Arte 2020.2 - Entre Lobo e Cão. @entreloboecao "Diálogo"

2020 - Exposición Internacional Paralela Casulo (Capullo-Cocoon) Habitat Transformador, no perfil da curadora @angelacaruso_curadoria "Transcendendo a fase".

2020 - Exposição virtual da V BIG - Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato, no perfil @bigbienal "Abandono".

2020 - Obras televisionadas em entrevista para noticiário local PE

Matéria/Entrevista por Meiry Lanunce, NETV, TV Globo, 18/11/2020
Série: Impacto Emocional no Isolamento
"Incertezas da reclusão" | "Conflitos de rotinas" | "O tempo adapta tudo".

Obras de arte

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK