Rosa Grizzo é artista visual graduada pela UNESP/Bauru. Vive e trabalha em Jaú.
Como mulher e artista, se interessa por questões relacionadas ao feminino. Em sua produção, investiga a memória e o cotidiano que constroem a identidade e a subjetividade da mulher dentro da sociedade patriarcal. No seu processo e prática artística, faz uso de papéis, tecidos e materiais ligados às manualidades domésticas, interferindo sobre eles com técnicas de bordado e costura.. Desenvolve um trabalho de recuperação de memórias pessoais que, apesar de serem singulares, também podem ser pensadas em um âmbito mais geral, que inclui outras mulheres.
Cursos
É integrante do grupo de pesquisa e produção em artes visuais “Sem Nome (por enquanto) “ na Casa Contemporânea em SP, sob orientação de Marcelo Salles, desde 2018.
2020/21-Orientação individual de trabalhos com Marcelo Salles -Acompanhamento de trabalhos com Paulo Galina, Júlia Lima e Bruno Novaes.-Curso Reflexões e Processos 3, Casa TATO. -Laboratório de Projetos, Instituto Adelina, SP. -.Acompanhamento de trabalhos Julie Belfer. - Seminário “ Territorialidades Modernas e Contemporâneas” UDESC, - “Teoria e História da Arte Antiga I”, Fund. Cultural BADESC e UDESC, SC.
Desde 1999 faz cursos e acompanhamentos de trabalhos com renomados artistas de São Paulo.
Exposição Individual: Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes, Piracicaba, SP (2021)
Exposições Coletivas: CAM Contemporary Art Museum Nápoles – Itália (2020), SUBSOLO Laboratório de Arte em Campinas e Pinacoteca Municipal de S.Caetano (2019), Instituto Adelina- SP (2018), Galeria da Fondazione Opera Campana Dei Caduti – Itália(2014) e espaços públicos dos Estados : RS, SC, PR, MG, RJ, SESC Pinheiros e Casa das Rosas em São Paulo (de 2004 à 2013).
Prêmios: Elisabete Anderle do Gov. Santa Catarina (2009) e aquisição no 38º SAC Luiz Sacilloto - Santo André, SP (2010).
Site: www.rosagrizzo.com.br
Instagram: @rosagrizzo