Clodair Edenilson Borin, nascido no interior de São Paulo, em 1970, é pintor autodidata.
Ainda na adolescência teve o seu primeiro contato com as artes por meio do desenho a grafite. Só mais recentemente descobriu a pintura a óleo e acrílica em telas, à qual tem se dedicado desde 2019, focando no aprendizado e o aprimoramento de sua técnica, voltada ao estilo figurativo realista.
O processo de criação de suas obras tem início com fotografias que servem de referência visual para a pintura e a fiel representação na tela dos valores tonais, luz, sombra e texturas do assunto escolhido.
“A arte é a minha forma de expressar minha visão de mundo e capturar momentos e sentimentos singulares em uma manifestação física, podendo, ao mesmo tempo, apreciar em silêncio a beleza natural das imagens durante o processo de criação.”
Participou de sua primeira exposição com a Exposição Coletiva de Obras doadas ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, em 2019, com a obra “Araras”.
Atualmente está com sua primeira exposição individual por meio do endereço: https://www.exposicoesvirtuais-tjdft.online/