Durvile Cavalcanti é formado em Arquitetura, mas trabalha com Fotografia e Artes Visuais na cidade de São Paulo, SP, Brasil.
Começou a fotografar com equipamento analógico, mas foi apenas com a mídia digital que o ofício realmente o cativou.
A possibilidade de ter mais controle sobre o resultado final, graças aos recursos disponíveis atualmente, se tornou empolgante. Soma-se a isso os modernos meios de divulgação e impressão das imagens. Segundo ele, essas ferramentas são uma grande conquista para conseguirmos aproximar o resultado da fotografia à complexidade do olhar humano, e ainda ir além.
O foco de seu trabalho é a Fotografia de Paisagem. Suas preferências são tanto as cenas urbanas, garimpadas nas ruas das grandes cidades, como também as paisagens menos civilizadas ou ainda mais remotas. Céu e água, muitas vezes, passam de coadjuvantes a protagonistas das cenas. Suas fotografias são recortes que buscam reproduzir a singularidade do momento. Desta maneira, as imagens se tornam objeto posterior de investigação: Não a possibilidade de ver, mas de rever possibilidades.
Exposições de Fotografia
2022. Festival de Fotografia de Paranapiacaba SP / Cat. Ensaios
2022. Semana da Fotografia de Caxias do Sul RS / Exp. Coletiva
2018. Galeria Pavão (Campinas SP) / Exp. Coletiva
2015. MIS SP Museu da Imagem e do Som / Exp. Individual
2013 até o momento: Tem colecionado prêmios e menções honrosa em Concursos Internacionais de Fotografia:
Medalha de Ouro Brasília Photo Show 2019 / Parques Nacionais
Primeiro Lugar Fine Art Photography Awards 2018 / Cityscapes
Primeiro Lugar Tokyo Internacional Photography Award / Nature
Menções Honrosas: Monochrome Awards, PX3 France, IPA, TIFA, Royal Photography Society (short list), IPotY, entre outros.