Jaques Faing
Artista visual, vive e trabalha entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Com formação em engenharia. Faing se dedica ao experimento do ato fotográfico como performance, trabalhando na interseção entre fotografia, desenho e escultura. Explora o movimento da cena, da câmara e de seu próprio corpo em busca de uma imagem-acontecimento.
Utilizando a fotografia como matéria prima escultórica, manipula imagens para buscar e compor novas poéticas e sentidos.
Na própria construção de suportes para as suas fotografias, o artista amplia sua pesquisa para o campo da escultura, a partir da fabricação de caixas-estruturas metálicas. As esculturas e estruturas em metal estabelecem diálogos com as imagens e servem de sedimento para fazer nascer novas imagens – ou reconfigurações das anteriores.
Faing participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, expondo em instituições como a Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte do Rio (MAR-RJ), entre outros
Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna (MAM) ,Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), Museu Afro Brasi, Museu Nacional de Belas Artes (MNBA-RJ) e no Museu de Arte do Rio (MAR-RJ).