Christopher Tucker nasceu em Sherborne, uma pequena cidade medieval que fica no sudoeste da Inglaterra. Como pintor, desenhista, gravurista, escultor e graphic designer, Tucker desenvolve seu trabalho artístico focado na perspectiva do observador – está na provocação visual, no despertar de sensações únicas, o objetivo de sua arte.
No fim dos anos 1960, o jovem Tucker foi para Londres estudar arte em uma das melhores faculdades da Europa – a Chelsea College of Arts. Naquele tempo, apenas os jovens mais talentosos eram classificados e ele conquistou uma bolsa integral de estudos na prestigiosa escola.
MENTORES
Na Chelsea College of Arts, Tucker estudou desenho, pintura, escultura, gravurismo e fotografia. Lá ele mergulhou nas expressões da arte contemporânea da época, especialmente influenciado por ícones de uma geração como V. Vasarely, Bridget Riley, Mark Rothko, Esher. Artistas renomados da arte contemporânea foram seus professores, como John Ernest e Gillian Wise.
ESTILO
Tucker é um artista eclético que usa o desenho e a abstração geométrica com precisão matemática, buscando criar efeitos visuais e ilusões óticas que confundem e encantam o observador. Cores e formas criam movimentos dinâmicos, inebriantes… Arte para mergulhar e não entender, arte para perder-se e meditar. Arte que questiona – as respostas estão na mente de cada observador.
Desde setembro de 2017, Chris Tucker está vivendo no Brasil, na cidade de São Paulo que ele tanto ama.