Janet Vollebregt

Janet Vollebregt

30/12/1969 (Holanda / Zuid Holland / Leiden)
Membro desde 08/02/2022

0

Nas fronteiras entre arquitectura e arte, Janet Vollebregt cria esferas de vários tamanhos e ordem, desde projectos de paisagismo, arquitectura e design de interiores a instalações e obras de arte temporárias. Todas as esferas surgem usando a filosofia de design de Janet, enraizada parcialmente na sua formação arquitectónica técnica e parcialmente no seu estudo e prática ao longo da vida da filosofia e terapia oriental e ocidental. Janet Vollebregt cria harmonia e estrutura no mundo visto, com uma visão enraizada no invisível.

Janet Vollebregt é uma arquiteta que vem trabalhando na criação de ambientes acolhedores desde 1994. No início da sua carreira desempenhou um papel significante na inovação de ambientes de trabalho, quebrando estruturas tradicionais abertas e substituindo-as por redes de suporte TIC de diferentes espaços orientados para o utilizador e para a actividade, com o aumento efectivo dos espaços de trabalho nómadas como resultado.  

Janet trabalhou como arquiteta de planejamento na Twijnstra Gudde Consultants na Holanda e na DEGW em Londres e Sydney. Em 1997 começou seu trabalho independente para ter a liberdade de estudar formas e materiais com intuito de criar ambientes energeticamente nutritivos de forma mas profunda. Ela foi convidada para fazer um PhD. na Delft University of Technology em 1998. Posteriormente começou seu trabalho no livro CHAORDER, paixão e identidade como base para a arquitetura orientada para o usuário, juntamente com o ex-colega Titia Van den Berg. O projeto CHAORDER se transformou em uma fundação, que também fez um filme e duas exposições.  

Em sua busca contínua pelos ingredientes dos ambientes de nutrição, desde 1994 Janet tem emergido profundamente nas Tradições da Sabedoria Oriental. Ela visitou culturas budistas durante 10 anos, estudou várias linhagens de budismo e meditação, Yoga, Feng Shue chinês e Jin Shin Jyutsu japonês. 

Em 2005, uma missão trouxe Janet para as terras do Brasil, onde viveu e trabalhou por 10 anos junto com seu parceiro Xavier de Bode, construindo e reflorestando com pessoas nativas, examinando ambientes acolhedores em estreita relação com a natureza selvagem. Nesse período ela começou a experimentar a criação de objetos de arte e sua influência no bem-estar e na consciência. Até hoje, ela dirige o projeto Casa Alto Paraíso de 22 ha no Brasil, com o objetivo de poder proteger continuamente a natureza, os poços de água e os conhecimentos nativos sobre o uso das plantas e apoiar a vida dos nativos que aqui trabalham.

Em 2016 Janet fez a sua primeira exposição individual chamada Art.Chi.Textures na Galeria Espaço Aberto, Alto Paraíso de Goías. O interesse pelo funcionamento da consciência e do bem-estar também levou à criação do primeiro Centro de Flutuação da América do Sul. Neste centro Janet e Xavier treinaram pessoas na sua auto-avaliação através da flutuação no tanque de privação sensorial.

No final de 2016 Janet voltou à Holanda e fundou o Studio Janet Vollebregt, trabalhando em projetos internacionais na intersecção entre Arquitetura, Arte e Humanidades. Desde 2016 Janet tem tido várias exposições e performances e continua a criar esferas de acolhedoras e nutridoras de várias dimensões e ordem.

Janet possui Mestrado em Arquitetura e Mestrado em Inovação em Gestão do Ambiente Construído pelo Delft University of Technology. Possui diploma equivalente na Universidade Nacional de Brasília. Ela é consultora de Feng Shue treinada pelo chinês Dr. Jes. T. Lim. e mentora na arte de cura japonesa Jin Shin Jyutsu. Ela trabalhou, construiu, lecionou e expôs em muitos países, com foco na Holanda e no Brasil.  

Obras de arte

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK