Dilson Cavalcanti nasceu em outubro de 1955, no pequeno município pernambucano de Tupanatinga, mas mudou-se com a família para São Paulo, antes de completar dois anos. Estudou marketing, administração, relações públicas, trabalhou com moda, comércio e varejo de produtos promocionais e um dia, a arte acabou descobrindo Dilson Cavalcanti. “Há 15 anos eu fui me descobrindo artista, e deixei que uma espécie de intuição, naquele momento, se expressasse”, lembra. A arte abstrata sempre foi objeto de interesse e foi assim que suas obras se manifestam. Cavalcanti se lança sobre as cores primárias e secundárias e elas é que dão o valor artístico na obra acabada. “Hoje eu tenho uma inquietação de explorar diferentes materiais onde essa expressão artística possa se manifestar, mas em geral, a tinta acrílica, água, esponjas, pincéis, espátulas e até rodo de estamparia, são usados como materiais de trabalho. Além disso, temos ainda, os recursos gráficos digitais, estes, usados nas Monalisas.”
Na medida em que o trabalho foi evoluindo, Cavalcanti sentiu que precisaria de mais para prosseguir na criação artística, do que simplesmente sua intuição. Era necessário buscar estudos e formação, que tiveram início com o professor e pintor Rubens Pontes.
Os artistas que penso ter ligação e inspiração são, Kandinsky, Pollock, Richter, Mondrian, Rothko, Paul Klee.POR QUE SOU PINTOR?
Acho que foi a pintura artística que me adotou. A primeira obra criada foi por causa de um sonho, onde fui buscar ajuda de uma amiga pintora para realizar o trabalho. A tela nasceu “modernista” e já veio com uma colagem, tem 1,30 x 0,90 cm.
Eu já tinha 50 anos quando houve essa descoberta pela arte, e até então, eu nunca havia pintado antes. Hoje, às vezes, me surpreendo quando me dou conta de que já participei de mais de 50 exposições , inclusive internacionais, acho que umas quatro ou cinco. Fico feliz de enxergar que meu trabalho evoluiu muito, pois hoje busco manter atividades que tragam conteúdos de valor, não só para a minha obra, mas para a gestão desse processo criativo. Sempre faço cursos, busco mentorias e permanentemente, me empenho em participar de exposições em galerias , ou espaços oficiais..
Moro em São Paulo , Paraiso .