Renata Barreto é uma artista brasileira, nascida em São Paulo em 1985, vive e trabalha em São Paulo/SP. Desenvolve sua pesquisa no campo da pintura, onde em aquarela, óleo e acrílica busca transpor seu universo poético sutil e sonhador. Em sua obra pulsa o movimento, a leveza, a harmonia cromática, onde o expectador é impelido para dentro da composição, em vórtices de expansão cromática.
Hora em aquarelas delicadas que tecem transparências e transições mágicas, hora em painéis abstratos de grande formato onde cores e curvas se misturam formando camadas de intimidade e reflexão, sua obra convida a um espaço-templo da pintura.
A união entre Arte, natureza e espiritualidade permeiam sua poética e selam o elemento transcendente deste encontro. Temas botânicos fluem para composições abstratas, onde formas orgânicas de flores e plantas tropicais se confundem com a intimidade feminina.
Pesquisadora das cores, Renata também é artista-professora e terapeuta artística em formação, formada em Artes visuais pela Unimes (Santos), pós-graduada em Artes na Antroposofia pela Faculdade Rudolf Steiner (Sp) e formanda em Terapia Artística na Associação Aurora (Sp). Atua como professora de Artes em ateliê com inspiração na Antroposofia. Criou em 2020 o curso Caminho das cores, um percurso em aquarela que ministra em ateliê individual e em grupo.
O elemento curativo da pintura é expresso em seu trabalho, onde cada pintura é como uma prece. Tem sua origem de pintora na ilustração, com criações simbólicas e estudo dos oráculos. Em 2021 publicou o oráculo Arco-íris da alma – inspirações para o bem viver, um baralho de 42 cartas ilustradas em aquarela que acompanham um livreto com poemas escritos pela artista, e em 2024 publicou o oráculo Caminho das cores - uma jornada da alma, pela Guardiã Editora.