Cris Cardelli, brasileira, 60 anos
Estudou língua inglesa na PUC e linguística na USP.
Em curso: Escola Nano de arte e mercado e grupo entre pontos na Casa Contemporânea com o artista Julian Campos.
O interesse pelas artes surgiu na infância influenciada pelas habilidades artísticas de sua mãe, Maria do Espírito Santo Battista. Em uma temporada em Londres (1991/1992) onde teve a oportunidade de conhecer diversas galerias, artistas e museus, dedicou-se ao desenho formatando seu primeiro “caderno”
Há alguns anos (2000) fez um curso com a artista plástica Iraci Saviani: “História da Arte: Vivências em Atelier e Relações com a História Pessoal” onde explorou diversas técnicas e materiais e, ao estudar os movimentos artísticos, estabelecia- se uma ponte com a história individual de cada participante.
Ali, a pesquisa de materiais abriu uma nova perspectiva em seu trabalho, ampliando as possibilidades de expressão que acontece, principalmente, em telas (pintura, bordado e colagem)
Atualmente sua pesquisa consiste no reaproveitamento de materiais presentes dentro do ateliê e na fragmentação de trabalhos antigos seus para gerar novas obras, tornando sua produção o mais sustentável possível.
“Tudo se transforma: a série fragmentos é o resultado
da minha pesquisa de mergulhar em trabalhos mais antigos e selecionar aqueles inacabados, perdidos, indefinidos e também os que me desassossegam, para dar um novo caminho, uma nova forma.
a intenção é tirá-los das sombras e trazê-los para a luz
ao revigorá-los, revigoro-me
extraio um certo prazer em cortar, rearranjar, montar o quebra-cabeças. encontrar um lugar adequado para estar, ressignificar, enfim”