Rosana Rossi, 1967, São Paulo, Brasil.
Vive e trabalha em São Bernardo do Campo – SP
Artista visual, arte educadora, fotógrafa e publicitária, não necessariamente nesta ordem.
Artista inquieta, fascinada pelas infinitas possibilidades da criação. Através da pintura, modelagem, fotografia e outras linguagens dá vida às suas ideias, tecendo narrativas visuais, onde elementos do cotidiano são resignificados, convidando o público a uma jornada de descobertas.
Suas obras sofrem influência do Simbolismo, Arte Conceitual e Arte Povera, e buscam abrir espaço para diálogos e reflexões sobre temas relevantes da sociedade e do ser humano.
Estudar, experimentar e criar são os pilares que sustentam sua trajetória. Ingressou em 1986 no curso de artes plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e desde então vem complementando seu conhecimento com cursos livres de arte.
Participou de várias exposições coletivas:
- Provocações Criativas (Biblioteca da Pinacoteca de S.B.C. – 2023)
- Mostra de Fotografia “ Linhas do olhar” (Fundação das Artes de S.C.S. - 2023)
- Exposição Fotográfica Retratos de Família (CREC Pauliceia S.B.C. – 2023)
- Exposição 92 anos de Anne Frank (Casa Anne Frank – Amsterdã – 2021)
- Ocupação Crisálida (R Napoleão de Barros, 1038, Vila Mariana – SP – 2024)
- Exposição 50 anos da amizade China-Brasil (Embaixada da China - Brasília – 2024)
Foi premiada nos concursos de fotografia: São Bernardo do Campo Lei Aldir Blanc – 2021 (1° lugar na categoria P/B e 1° lugar na categoria Colorida) e III Concurso de Fotografia de Parques de Santo André – 2021 ( 3° lugar).
Rosana acredita que a arte deve ser perturbadora visando promover a busca por um futuro mais positivo. Sua arte é um convite para questionar, sentir e se transformar.