Alejandro Mahiás
O Prof. Alejandro Mahiás, chileno de nascimento e radicado no Brasil desde 1957, formou-se pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1978 e na terapia de Shistsu pelo SENAC (RJ) em 1999.
Na área das Artes é fotógrafo autodidata desde 2010 tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas em espaços culturais nas cidades do Rio de Janeiro, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Vassouras, além de ter participado, desde 2019, em 36 exposições virtuais nas galerias Gora Gallery em Montreal; Still Gallery em Edimburgo; BBA Gallery em Berlin; Laurent Gallery em Melbourne; Vallid World Hall em Barcelona; All Marquet Gallery em Budapeste; Photosynthesis Gallery em Sofia; Palazzo Ca’ Zanardi em Veneza, Photo North Festival em Leeds, UK entre outras.
Tem um casal de filhos e um neto. Desde 2023 reside em Paty do Alferes, RJ.
Creio que uma das frases que melhor reflete minha fotografia seja a de Bill Brandt - um dos mestres da fotografia alemã do século passado - quando diz que “Eu não estou interessado em regras e convenções… a fotografia não é um esporte”.
Acredito, como diz Martine Franck - fotógrafa belga - "Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção".
E, como diz Sebastião Salgado - que dispensa apresentações - “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.
Assim é minha fotografia; simples, variada e com poucas regras.