Francisco Ivo é natural de Fortaleza/CE. Artista visual com trabalhos e exposições as mais diversas, onde vem executando seus trabalhos nas técnicas óleo sobre tela, acrílica sobre tela, gravuras e a técnica mista através de colagens e pinturas.
Formado em geologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense - UFF e a partir de 1987 fixou residência em Niterói/RJ. Em Fortaleza/CE realiza diversas atividades culturais, inclusive como Conselheiro Estadual da Cultura, onde representou os artistas visuais do Ceará – SECULTCE (biênio 2022 – 2024), além de atuar como galerista na ARTIVO Galeria.
Ao longo de sua trajetória já realizou oficinas e estudos envolvendo as artes visuais nas seguintes instituições: EAV – Parque Laje (Rio de Janeiro), Instituto Dragão do Mar (Fortaleza/CE), Estágio Administrativo no Museu Fama (Itú/SP) e mais recentemente uma Residência Artística na cidade de Toyama/Japão (out 2022) com artistas de mais onze países. Vem ao longo dos anos pesquisando sobre a Comissão Científica de Exploração do Ceará Oitocentista (1859 a 1861) através de revisitas aos desenhos e aquarelas de José dos Reis Carvalho (desenhista da comissão), tendo apresentou em novembro de 2022 na Bienal Internacional do Livro do Ceará palestra sobre o assunto. A mesma palestra foi apresentada no Centro Cultural do Banco do Nordeste – dentro da Mostra 8 de Maio de 2023 e no Museu da UFC – MAUC.
Suas exposições já percorreram cidades brasileiras, tais como: Brasília, com a exposição Rio São Francisco: Ocupação e Transposição realizada na Câmara de Deputados, Curitiba/PR, Campinas/SP - Universidade de Campinas, São Paulo/SP, Rio de Janeiro dentre eles no Espaço Cultural Correio, na cidade de Maceió - Museu da República – SECULT AL, São João del-Rei em Minas Gerais no Museu Regional mantido pelo IBRAM, Campina Grande/PB, nas cidades histórica do Icó e Aracati no Ceará, com a exposição sobre a Comissão Cientifica do Ceará Oitocentista no Museu Jaguaribano e na cidade de Fortaleza - Assembleia Legislativa, Espaço Cultural dos Correios, Centro Cultural do BNB, Academia Cearense de Letras - ACL e MAUC da Universidade Federal do Ceará - UFC.
Internacionalmente, participou de coletivas na Argentina e Turquia com suas gravuras, através de colagens e pinturas nas cidades de Oslo (Noruega) e Toyama (Japão). Atualmente é membro da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro – ACCLARJ, membro da Académie de Lettres et Artes Luso-Suisse – ALALS, Sócio Correspondente da Academia Lavrense de Letras – ALL da cidade de Lavras da Mangabeira/CE, benfeitor do Museu do Sertão localizado na cidade de Mossoró/RN e da ACLA – Academia de Ciências, Letras e Artes de Maranguape (Columinjuba) como sócio correspondente e mais recentemente, também como sócio correspondente do Instituto do Ceará – IC (Histórico, geográfico e antropológico).
Possui trabalhos artísticos nas seguintes instituições: Câmara de Deputados em Brasília, Museu Fama de Itu/SP, Secretaria de Cultura de Alagoas, Instituto Histórico do Ceará e Ideal Clube – Fortaleza, Teatro José de Alencar e Universidade Federal do Ceará - UFC, dentro outros colecionadores particulares.