Bruno Pinheiro - Desvendando o cosmos Iorubá através da arte contemporânea

Bruno Pinheiro - Desvendando o cosmos Iorubá através da arte contemporânea

Exposições


de 29 de fevereiro de 2024 até 29 de março de 2024

Galeria Virtual Arttere

Visite a exposição
https://arttere.org/galeria/index_brunopinheiro.html

Bruno Pinheiro, uma estrela em ascensão no cenário da arte contemporânea, artista plástico autodidata, mergulha no mundo vibrante da mitologia iorubá através de suas obras cativantes. A sua exploração artística centra-se na rica tapeçaria de crenças, divindades e rituais que constituem a base desta antiga religião da África Ocidental.

O fascínio de Pinheiro pela mitologia iorubá decorre da sua própria herança e do seu desejo de preencher a lacuna entre as tradições ancestrais e a expressão artística contemporânea. Ele pesquisa vários aspectos do panteão iorubá, investigando as histórias, o simbolismo e os significados profundos associados a cada divindade.

Pinheiro cria meticulosamente suas obras de arte usando cores vibrantes, transformando-as em retratos cativantes de deuses e deusas iorubás. Essas cores intrincadas servem como uma homenagem visual à herança artística do povo iorubá, ao mesmo tempo que dão nova vida às suas narrativas mitológicas. O artista busca na estética das estampas africanas o complemento da sua pesquisa, os tecidos africanos possuem significados diversos desde o conceito festivo até a representação de uma hierarquia em terreiros de religiões de matriz africana.

Nas palavras do artista:
A série “Orixás”, une a representação das indumentárias e qualidades dos orixás às estampas de tecidos, as escolhas das cores se refletem nas características de cada divindade e se completam em uma espécie de retalhos que simbolizam a memória ancestral.
A atividade artística de Bruno Pinheiro funciona como uma poderosa ponte entre o passado e o presente. Através das suas obras cativantes, ele lança luz sobre as complexidades e a profunda beleza da mitologia iorubá, garantindo a sua relevância contínua e despertando a curiosidade nos corações e mentes das novas gerações. Ele se envolve ativamente com seu público por meio de oficinas comunitárias e programas educacionais. Ao partilhar o seu conhecimento e paixão pela mitologia iorubá, Pinheiro promove uma compreensão e apreciação mais profundas por esta rica herança cultural entre diversas comunidades.



Artista convidado: Bruno Pinheiro

Texto por: Ana Olivia Cury Liran.

 
Clique aqui para visitar a exposição na
Galeria Virtual Arttere


Conheça também as Exposições Anteriores
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK