Descoberta - Tom Meanda

Descoberta - Tom Meanda

Exposições


de 12 até 19 de abril de 2023

Galeria J.B. Goldenberg e Galeria Virtual Arttere

Artistas: Tom Meanda com coautoria de Carol Tudili

Onde: Galeria J.B. Goldenberg 
Rua Tinhorão 69 – Higienópolis – São Paulo/SP
e na Galeria Virtual Arttere 

Realização: Instituto Arttere

Primeira exposição híbrida realizada pelo Instituto Arttere.

Convidamos o artista Tom Meanda para uma exposição solo que será realizada de 12 a 19 de abril na galeria J.B. Goldenberg em  São Paulo/SP.

Paralelamente teremos a mesma exposição em nossa Galeria Virtual Imersiva para que todos possam apreciar as obras de arte do artista.

Sobre a Exposição

A série intitulada descoberta endereça para o artista Tom Meanda algumas questões importantes no tocante ao seu fazer artístico, seu relacionamento com a artista Carol Tudili (que se descobre posteriormente coautora deste trabalho) e o significado da feitura dessas obras nos dias de hoje.

Vindo de um período de estiagem na sua produção relacionado com seu tratamento para síndrome do pânico, o encontro com sua atual parceira faz algumas movimentações essenciais para o surgimento de uma nova fase no seu trabalho. O desejo de descobrir mais sobre o outro, se descobrir através do outro... olhar pro outro, sentir, e descobrir sobre si mesmo. Toda essa dinâmica se vê refletida nas obras desta série, que segundo o artista começou muito despretensiosamente em um que seria como “exercícios de modelo vivo” porém atravessado por sentimentos novos em um contexto de intimidade.

Pouco a pouco a série foi tomando corpo, explosões de cor foram surgindo com o interesse de comunicar emoções que apareciam diante do corpo observado e questionamentos sobre o significado desses trabalhos nos dias de hoje, traçando um paralelo com o significado dos nus femininos na história da arte, também.

Segundo John Berger no livro ways of seeing a maior parte de pinturas de nus femininos eram uma invenção de homens artistas destinadas a seduzir e mexer com a imaginação de homens expectadores. Portanto pouco tinham a ver com os interesses e sexualidade femininas de fato. Com isso em mente Tom e Carol concluem que este é um trabalho pensado por um homem e uma mulher destinado a mulheres, homens e pessoas de todos os gêneros.

Artista convidado: Tom Meanda
Coautoria: Carol Tudili
 
Clique aqui para visitar a exposição


Conheça também as Exposições Anteriores
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK