Intervenção Doméstica Temporária - série Pano de Copa
Cadastrado em 08/07/2020
R$ 4.200,00
Data:
2019
Tipo de obra:
Arte Têxtil
Técnica:
bordado sobre panos de prato sobre janela de copa
Dimensões:
A 0,55 x L 0,35
Localização:
W Residência Artística
Cor primária:
preto
Cor secundária:
laranja
Descrição:
Este trabalho é resultado da W Residência Artística, em Ribeirão Preto, onde o artista Fábio Carvalho esteve por 10 dias. No segundo dia na residência, ao fazer compras de provisões no supermercado, o artista viu ao longe uma banca de promoção de panos de copa formada por vários engradados empilhados, forrados por todos os lados com um mesmo pano de copa, que de relance o lembrou, pelas manchas formadas pelas cores e padrão, uma camuflagem. O artista então comprou todos os panos com este padrão, bem como alguns outros florais, e levou para o atelier da residência artística. Em seguida, bordou sobre os panos com linha preta uma série de desenhos que já havia em seu acervo de pesquisa, que foram obtidos de um livro de colorir americano para crianças, onde há diversas figuras militares, sempre acompanhadas por frases motivacionais, muitas vezes exaltando a virilidade e heroísmo dos soldados.
Durante o processo de execução dos bordados, Fábio Carvalho decidiu apresentá-los nas janelas da copa da casa onde acontece a residência artística, onde havia varões de cortinas sem uso. Os panos de copa, desta forma, acharam seu lugar natural naquela casa, na domesticidade de um ambiente onde regularmente os residentes e convidados comiam e conversavam, onde viraram pequenas cortinas das janelas, e ali balançavam suavemente com a brisa da janela. O padrão dos panos de copa, ainda, se integrou perfeitamente com o exuberante papel de parede do local, quase como se "camuflando" naquele ambiente.
Embora o trabalho de Fábio Carvalho sempre apresente o choque entre estereótipos de masculinidade / virilidade (neste caso, as figuras militares) e elementos ornamentais considerados por muitos como femininos (neste caso, os vegetais, temperos e frutinhas do pano de prato), esta foi a primeira vez em 10 anos que seu trabalho também tirou partido dos ambientes domésticos, tanto ao intervir sobre os próprios ambientes, como ainda criando trabalhos com elementos destes locais, de forma a acentuar o conflito.
* O valor é individual, de CADA peça.