Mantos cortantes para xamãs desesperados: manto japaratuba
Cadastrado em 17/09/2020
Data:
2017
Tipo de obra:
Assemblage
Técnica:
Materiais reciclados (alumínio), grampos e fio de cobre
Dimensões:
A 1,80 x L 1,90 x P 0,30
Localização:
The Francis J. Greenburger Collection
Cor primária:
rosa
Cor secundária:
prata
Descrição:
Eu crio esculturas vestíveis a partir de lixo e materiais reciclados que se desdobram em foto-performances e retratos. “Mantos cortantes para xamãs desesperados: manto Japaratuba” aborda uma série de questões ambientais e comportamentais. “O primeiro traz o consumo excessivo, a produção em larga escala e, consequentemente, o descarte na mesma proporção, e seus reflexos nas questões ambientais. O segundo, comportamental, estabelece um diálogo poético entre intransigência e maleabilidade, ao apresentar estruturas metálicas que se comportam como tecidos leves ”, Carollina Lauriano.
Esta obra aborda o tema do ecocídio e da destruição ecológica iminente, por meio da superabundância de materiais que refletem agendas consumistas. Essas obras falam do excesso e do caos absurdos diante da devastação ambiental e da ambivalência em relação à ciência demonstrada por políticos de todo o mundo. O desenvolvimento humano está perturbando os ecossistemas, e esta série incorpora a extravagância de usar o lixo como semblante de luxo.
Japaratuba é a cidade de nascimento do extraordinário Bispo do Rosário, uma contínua fonte de inspiração.
Foto: Carol Mossin, vista de instalação, Andrea Rehder Arte Contemporânea, São Paulo, 2019