O Acordado

Autor: rose osorio


Cadastrado em 22/06/2021
0

Data: 2020
Tipo de obra: Pintura
Técnica: acrílica sobre tela
Dimensões: A 0,80 x L 1,40 x P 0,04
Localização: atelier da artista
Cor primária: sem cor principal
Cor secundária: sem cor secundaria
Descrição: O acordado retrata a visão da artista sobre o mito de Sidarta Gautama. A composição traz a pesquisa sobre a vida de Buda no Himalaia, recluso aos palácios, num universo ilusório. Nascido como a imagem de um elefante com um rubi na cabeça, seis presas em cada mão, uma coroa orgânica, pestanas de boi, pele dourada, quarenta dentes brancos unidos, membranas interdigitais e formas nas plantas dos pés, Sidarta fez três passeios fora do palácio. No primeiro viu um homem velho carregando um bastão, depois um homem com lepra e por fim um cortejo fúnebre. A velhice, a doença e a morte o impactaram e resolveu deixar a riqueza, ficando apenas com um manto, uma navalha, uma peneira e uma tigela para pedir esmolas. Caminhou pelo Bosque de Sena e, sentado à sombra da figueira meditou sete dias e sete noites quando enfim percebeu os infinitos mundos do universo, tomando consciência da impermanência, da insubstancialidade e da ilusão do ser.
 A concepção poética traz fundo mais compacto e presente - ainda escuro, para que a profusão de cores em veladura se revelem mais energicamente. Novos elementos surgem na exploração do branco representando a ilusão. Portais, grutas e túneis convidam ao impenetrável, enquanto círculos, como universos paralelos, mesclam-se à realidade concreta convidando à outras dimensões possíveis.

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK