Regente Soberano

Autor: Andressa Carvalho


Cadastrado em 29/07/2021
0

R$ 5.000,00

Data: 2021
Tipo de obra: Colagem
Técnica: Colagem
Dimensões: A 1,40 x L 1,40 x P 0,05
Localização: www.galeriaandressacarvalho.com.br
Cor primária: vermelho
Cor secundária: cru
Descrição: Regente soberano de centenas de corpos fragmentados, o Coração da obra da artista plástica Andressa Carvalho, é praticamente a única forma “inteira”, facilmente reconhecível, no centro do universo criado pela artista. Mais que saltar ao olhar e dominar a centralidade da tela, além de cavidades, artérias e alvéolos, o Coração carrega dentro de si seus próprios organismos, uma superestrutura que se compõe de fígado, intestino, pulmão, possui língua, boca, atravessados por um grosso veio de azul intenso, que nutre a fome dos órgãos e anima o grande corpo de vermelho. Assustadoramente, dois grandes olhos retornam o olhar do observador. O interior dessas duas esferas se assemelha a cabos coaxiais, revestidos de metais finamente tramados, por onde navegam ondas magnéticas, que imprimem à tela uma sacada tecnológica e conectam o organismo pulsante ao mundo exterior. Numa evidência de que o coração tem sua própria razão de existir, como músculo avivado e autônomo, o Coração da obra de Andressa é o órgão vital que pulsa além da nossa vontade, que digere nossa comida e se comunica com o mundo na sua própria linguagem.
Num nível sutil, o Coração exige o afunilamento do olhar, um grau máximo de atenção e detalhamento. Aos poucos, mãos, umbigos, coxas, lábios, frutas, flores, e uma infinidade de outras formas, aparentemente indefinidas, se fazem reconhecer, desfazendo as impressões iniciais e se recriando continuamente, a cada novo olhar. Assim como tudo que a arte anseia e busca traduzir, do mundo fragmentado, disperso, caótico e incoerente, Andressa Carvalho propõe uma reorganização das formas, um exercício minucioso de reconstrução de um universo que, na visão de mundo da artista, encontra-se em frangalhos. Ao reagrupar os recortes, a artista reencontra o ritmo, a frequência e a intensidade que anseia do mundo e destaca o coração como o inabalável centro do mundo.
Ao mesmo tempo, a técnica utilizada pela artista é um memorial à nossa época, radicalmente transformada pelos meios de comunicação e cuja a arte gráfica foi determinante na leitura do mundo moderno. Os recortes ressignificam o conjunto de imagens que nos acostumamos a ver sempre com olhos dispersos, ao folhear revistas e folhetins. A colagem nos obriga a recriar os sentidos e entender que, por trás do mundo plastificado das imagens panfletárias, há planos sensíveis, volumes, profundidades e sentidos que aguardam decifração. As imagens querem nos fazer crer numa complexidade que Andressa desconstrói ao desvendar uma enganosa simplicidade de cores e formas. Há vida oculta sob todas as aparências.
mãos ansiosas por tocar no coração das pessoas.
À ideia banal de que tudo se fundiu numa coisa só, Andressa Carvalho refaz nossa perspectiva e prova que é possível reconstruir os sentidos, ainda que tudo pareça estar em pedaços. E coloca, no centro do mundo, um grande coração, olfativo, gustativo, imersivo e aberrante.
 Curadoria: Cristina Valeria

OBS: Tambem vendo sómente a imagem da obra em otima qualidade para impressão. Ficando o cliente livre para escolher o tamanho que melhor  se adequa as suas necessidades. 
O valor acima sugerido é para obra física. 

Vídeo

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK