Pulsar da mata

Autor: Andressa Carvalho


Cadastrado em 30/08/2021
0

R$ 1.500,00

Data: 2021
Tipo de obra: Colagem
Técnica: Colagem anamorfótica
Dimensões: A 0,52 x L 0,42 x P 0,04
Localização: Galeria Andressa Carvalho - Brasil/São Paulo
Cor primária: Cor secundária: verde
Descrição: O trabalho de colagem de Andressa Carvalho nasce a partir de centenas de recortes de revistas. Ao recortar e reagrupar as imagens gráficas, a artista utiliza a técnica da anamorfose para criar novas imagens, enquanto produz uma ilusão e desfaz outra. No primeiro olhar, a obra reflete uma imagem que, aos poucos, se transforma em múltiplas outras. Depois, o espectador é levado a compreender que as imagens podem ser rearranjadas de inúmeras formas, ângulos, perspectivas e dimensões, desconstruindo sentidos e produzindo novos significados. 
Com especial interesse pela arte que valoriza a reciclagem, Pulsar da Mata é um grande corpo vermelho, recheado por formas orgânicas e emoldurado por uma densa vegetação. Semelhante a um coração, ele nos diz que a mata está viva, pulsa e respira, interligado ao mundo exterior por veios d’água, em uma evidência de que na natureza tudo está em conexão.
De perto, a técnica da artista revela que se trata de um mundo fragmentado, caótico e incoerente, no qual a única ordem possível é a que coloca o amor no centro do universo.  Andressa Carvalho propõe uma reorganização das formas, um exercício minucioso de reconstrução desse universo que, na sua visão, encontra-se em frangalhos.
A técnica utilizada pela artista é também um memorial à nossa época, alimentada pelas imagens panfletárias dos meios de comunicação. Por trás delas, no entanto, há planos sensíveis, volumes, profundidades e sentidos que aguardam decifração. É a vida oculta que se esconde por trás de todas as aparências. À ideia banal de que tudo se fundiu numa coisa só, Andressa Carvalho refaz nossa perspectiva e prova que é possível reconstruir os sentidos, ainda que tudo pareça estar em pedaços.
 
Texto de curadoria
Cristina Valéria Flausino

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK