NATUREZA MORTA 1

Autor: Toni Pacheco


Cadastrado em 30/01/2022
0

Data: 2021
Tipo de obra: Escultura
Técnica: Talha e cinzelamento
Dimensões: A 1,09 x L 0,41 x P 0,35
Localização: Ateliê do artista
Cor primária: Castanho escuro
Cor secundária: castanho claro
Descrição: Obra em madeira pau ferro, base em ipê. Revestida com stain natural.
A matéria prima dessa obra foi obtida do corte de uma árvore de pau ferro, que ameaçava cair toda vez que chovia e ventava. Ela se encontrava numa esquina da rua onde moro em São Paulo, Capital. Numa certa manhã do outono de 2010, se não me falha a memória, uma equipe de trabalhadores da Prefeitura Municipal de São Paulo lá estava para começar a derrubada daquele enorme ser. Tinha aproximadamente uns 20m de altura. O tronco na sua base tinha bem mais de 3m de diâmetro.Boa parte de suas raízes se encontravam para fora e por cima da calçada. Eles levaram uns três dias para fazer o desbaste, o corte do tronco e a limpeza. Pedi ao responsável pelos trabalhos um pedaço do tronco daquela árvore. Os trabalhadores cortaram vários segmentos contínuos de seu tronco, que totalizaram aproximadamente 4m de extensão, que variavam de 1,5m a 0,60m de diâmetro. Eles me ajudaram a levá-los até em casa. Quando minha mulher me viu e aos trabalhadores que me ajudaram na empreitada do transporte, a primeira coisa que me perguntou foi onde guadaria todo àquele material. Tive que me virar para encontrar espaços na pequena oficina que tinha na edícula nos fundos da casa. Esperei uns 4 anos para a completa secagem de todo material.
Comecei o projeto incial, que previa reconstituir parte daquele enorme ser. Não fui muito adiante quando percebi que pelo porte e peso da obra, seria difícil para removê-lo de casa. Precisaria de um guincho, caso alguém se interessasse pelo resultado final. Desfiz-me dessa ideia inicial. Precisei de mais alguns anos para voltar a elaborar novos projetos para reverenciar àquele ser abatido. A presente obra é um deles. Têm ainda outros, um deles também nessa plataforma.
 

Fotos da obra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK