"Escavações XXIII"
Cadastrado em 01/05/2022
R$ 3.000,00
Data:
2020
Tipo de obra:
Objetos
Técnica:
Cera de abelha, tela de ferro e esferas de madeira e cristal
Dimensões:
A 0,66 x L 0,37 x P 0,15
Localização:
Acervo da artista
Cor primária:
Cor secundária:
Descrição:
A obra apresentada, faz parte de um projeto de exposição intitulado “Escavações”. O período de execução desta série foi de 2018 à 2022.
Ao contrário da arqueologia que se baseia nos vestígios encontrados nas escavações para uma análise histórica, nas obras apresentadas, são os sedimentos que têm a sua representação simbólica das camadas que compõe a psique humana.
Os trabalhos representam sedimentos acumulados pela passagem do tempo, originados por sentimentos não expressados. A proposta é escavar este “entulho” emocional enterrado e ao se revelar, trazer a libertação e cura definitiva, tanto individual como coletiva.
As letras que aparecem em algumas obras representam estes sentimentos soterrados, palavras que se perderam quando não verbalizadas. Para onde vão os nossos silêncios quando deixamos de dizer o que sentimos?
“As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem das piores formas mais tarde” Sigmund Freud
As “paisagens” que se apresentam nas obras ora se mostram como topografias ora como rios que não se contém e extravasam, rompem as camadas provocam enchentes criando novos relevos e fronteiras. Este é o território do sensível, onde o SER está em construção e aquilo que não se concretiza ou se expressa, pode se cristalizar em camadas endurecidas, moldando a identidade, que é o resultado de escolhas que afetam não só o indivíduo como o todo.
A cera de abelha utilizada nas obras têm como proposito criar um ambiente orgânico e vivo, onde tudo se molda e se transforma como no ciclo da vida, assim como as madeiras que compõe os trabalhos, através dos seus veios, representam a sedimentação e passagem do tempo.
As esferas quando utilizadas nos trabalhos representam a mobilidade o elemento que consegue atravessar as barreiras o entulho, o que traz a luz e possibilita a cura.
A proposta desta série é provocar no espectador questionamentos sobre o tema e suas representações simbólicas, existem pistas possíveis e perguntas que surgem ao redor de cada elemento reunido nas obras.