DE UM SENTIMENTO OU NECESSIDADE À CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE O SER HUMANO DEMONSTRA EM SUA POTÊNCIA SINGULAR AS ÂNCIAS PROFUNDAS DE SUAS RAÍZES CULTURAIS ENQUANTO FRUTO DO MEIO E TENTA A LUZ DE SUA CONSCIÊNCIA MODIFICAR A REALIDADE AO SER REDOR IMPULSIONANDO REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E INTELECTUAIS.
A PERCEPÇÃO DA REALIDADE QUANTO SUA COMPLEXA TEIA DE FERRAMENTAS, SISTEMAS E VALORES HUMANOS DEIXA TRANSPASSAR QUE A RAZÃO CIENTÍFICA E O PENSAMENTO CONCRETO EM DETERMINADO MOMENTO AVANÇAM FEROZMENTE EM DIREÇÃO A CRIATIVIDADE PLANEA E AO SUBJETICO DO SER PARA ALI ENCONTRAR AS MAIS BRILHANTES IDÉIAS QUE TEM MOVIDO A HUMANIDADE DESDE A INVENÇÃO DA RODA.
ESTE MERGULHAR DENTRO DE SI, PARA FAZER EMERGIR CRIAÇÕES DAS MAIS DIVERSAS FAZ DO SER HUMANO UM SER GENIAL. CONSTRUTOR DE UMA REDE DE OBRAS SOBRE A BILOGIA, QUÍMICA, ENGENHARIA, LITERATURA, ARQUITETURA E ARTE DESBRAVANDO DOS MITOS À ALQUIMIA PARA CONSTRUÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE SER PENSANTE SOCIAL QUE SEJA MAIS PRÓXIMO DO IDEAL.
NO PERÍODO DA RENASCENÇA(SÉCULO DE XV E XVI) ESTA VONTADE DE SE “ESCULPIR O INTELECTO DO SER” ATRAVÉS DAS ACADEMIAS DE CONHECIMENTO FEZ O “PAPEL DE CRIADOR” DO SER HUMANO TER FOCO CENTRAL NA SOCIEDADE E MUITOS MANIFESTAÇÕES DE ESCULTURAS E PRÉDIOS COM SUAS COMPLEXAS CÚPULAS COMEÇARAM A SURGIR. PINTORES COMO FELIPPO BRUNELLESCHI (1377 ~ 1446) E LORENZO GHIBERTI(1358 ~ 1455), FIZERAM SURGIR NA ITÁLIA, ATRAVÉS DE SEUS PROJETOS ARQUITETÔNICOS, OS ESTUDOS DE PROFUNDIDADE E AS LEIS DA GEOMETRIA. NESTE MOMENTO HISTÓRICO ALGUNS PROJETOS DE CONSTRUÇÕES CHEGAVAM A SER TÃO DETALHADOS QUE POR VEZES ERAM MAIS BELOS QUE A PRÓPRIA OBRA CONCLUÍDA EM SÍ.
ESTA FORMULAÇÃO CIENTÍFICA DE UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, PLANOS DE EXECUÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO PROPORCIONADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO FIZERAM COM QUE AS GRANDE OBRAS HUMANAS FOSSEM POSSÍVEIS. PLANEJAR É ALÉM UM MOMENTO DE SINTONIZAR IDEIAS E PROCESSOS LOGÍSTICOS, UMA PRÁTICA DE REFLEXÃO QUE DEMANDA EXPERIÊNCIA E VISÃO PARA QUE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E MÃO-DE-OBRA CONCRETIZEM EM PRAZO CORRETO AS OBRAS IDEALIZADAS
CADA PROJETO POSSUI SEU MODELO ÚNICO DE PLANEJAMENTO E MANIFESTAÇÃO, POR ISSO PENSAR ESPECIFICAMENTE A EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE CADA ETAPA É TÃO IMPORTANTE, POIS ALÉM DE EDITAIS E CRIADORES DE DIFERENTES PROJETOS SEMPRE ESTÃO INSERIDOS EM CONTEXTOS HISTÓRICOS ÚNICOS O QUAL A CURADORIA DEVE SE ADAPTAR PARA AGIR COMO UM REAL AGENTE PROPAGADOR DE SEU CONTEXTO, RESPEITANDO VALORES, CONEXÕES E INCLUSIVE OUTROS PROJETOS QUE ATUEM NO MESMO SEGMENTO, ATUANDO COMO UM AGENTE INTEGRALIZADOR NESTA CORRENTE DE PENSAMENTO O QUAL BUSCA SE INSERIR.
A GESTÃO DE UM PROJETO TEM POR OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM BEM QUE FACILITE OS MEIOS DE PRODUÇÃO OU MESMO A CONEXÃO ENTRE DUAS REGIÕES. JÁ OS PROJETOS DE CURADORIA NEM SEMPRE TRAZEM PARA A SOCIEDADE UM OBJETO QUE MELHORA A INFRA-ESTRUTURA DE UM LOCAL, EM SUA GRANDE MAIORIA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA RETRATA UMA CADEIA DE SÍMBOLOS E INTERPRETAÇÕES QUE ULTRAPASSAM A CAPACIDADE LINGUÍSTICA FAZENDO A EXPRESSÃO SE TRANSFORMAR EM ESTÉTICA, TRAÇO, CORES, MOVIMENTO, DANÇA, MÚSICA ETC; PARA QUE DE UM COMPLEXO DE SENSAÇÕES E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS O ESPECTADOR POSSA, ATRAVÉS DO EVENTO CULTURAL, CRIAR EM SEU IMAGINÁRIO E CONTEXTOS DE RELACIONAMENTO NOVAS PONTES DE SIGNIFICAÇÃO E SENTIDO, FAZENDO DA GRANDE ARTE UM CRIADOR DE HOLOGRAMAS IMAGÉTICOS E PROPAGADOR DE NOVOS PENSAMENTOS DENTRO DA CONSCIÊNCIA DO SER.
PLATÃO, ENTENDIDO DA POTÊNCIA DA ARTE E DA INOCÊNCIA DA FORMAÇÃO DA COGNIÇÃO HUMANA, CHEGAVA A EXPULSAR POETAS DA CIDADE POIS SABIA QUE ALGUMAS MÚSICAS E POESIAS AO INVÉS DE AMPLIAR A FORMAÇÃO CULTURAL DO SER E DA SOCIEDADE A DENEGRIRAM. EU NÃO CHEGARIA A EXPULSAR UM ARTISTA MAS ASSIM COMO PLATÃO ME SENSIBILIZO A POTÊNCIA DA ARTE E DE SEU CARÁTER FORMADOR DO SER E DESDE OS PRIMEIROS DOS PROJETOS ARTÍSTICOS DE NOSSOS ANCESTRAIS ATÉ HOJE SINTO QUE O CURADOR SE DESENVOLVE PARA QUE JUNTO AOS ARTISTAS E ENTUSIASTAS DE DETERMINADA CORRENTE DE PENSAMENTO E CONTEXTO HISTÓRICO POSSAM MANIFESTAR SEUS IDEAIS MAIS SUBJETIVOS DE UMA FORMA CONCRETA E CIENTÍFICA.
ASSIM PELAS CONSTRUÇÕES DO CONHECIMENTO HUMANO E PELAS MUTAÇÕES QUE A LINGUAGEM ESCRITA E VISUAL VEM SOFRENDO GRAÇAS AO RESGATE DE LINGUAS ANCESTRAIS, AS LINGUAGEM CIBERBETICAS, AS HUMANAS TEMOS HOJE ESSA BABEL DE NOTICIAS E DECISÕES SOCIAIS TODAS IMPACTADAS PELAS TORRES DE BABEL BINÁRIAS.
EM OUTUBRO DE 2021 TRAREMOS AO BRASIL A
V° BIENAL INTERNACIONAL DE CULTURA PSICODÉLICA E ARTE VISIONÁRIA CHAMADA DE O
MUSEU DE BABEL. acesse
www.bicpsi.art.br/participe
Curador - desde 2011
Prêmiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás -
2019
Responsável pelos projetos:
BIENAL DE ARTE VISIONÁRIA - Bienal Internacional de Cultura Psicodélica e Arte Visionária
) - desde 2013
MUBAC - Museu de Biologia e Artes de Campinas -
desde 2018
PSICOLAB - Colab e booking visionários -
desde 2020